sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Técnicas de Decoração de Vitrines de Lojas

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a) PARA AUMENTAR O NÚMERO DE CLIENTES NA(S) LOJA(S)

Temos, básicamente, dois grandes caminhos para isto

b1) “Roubar” clientes da concorrência, direta e indireta;
b2) Não perder clientes na(s) loja(s), por problemas operacionais ou erros comerciais


Buscar novos clientes, é sempre uma alternativa complexa. Estes novos clientes não se encontram parados, no limbo, somente à espera de alguma iniciativa nossa! Eles já frequentam alguma(s) loja(s), tem hábitos de compra formados e tem coisas que gostam e não gostam destas opções que possuem. Convencê-los a trocar estas opções pela nossa loja, sem dúvida, exigirá algum tipo de apelo, capaz de sensibilizá-los, pelo menos para uma experiência conosco. Caso consigamos fazer com que eles nos visitem, mesmo que seja esporadicamente, já poderemos nos considerar relativamente vitoriosos. Uma vez clientes eventuais, as chances de transformá-los em clientes fiéis são maiores! Esta alternativa, no entanto, exigirá uma estratégia global: definir quem são os clientes-alvo, quem são os concorrentes dos quais iremos “roubá-los”, com quais apelos, etc.).



Buscar estes novos clientes exigirá um conjunto de ações, envolvendo todas as ferramentas de marketing. É um processo mais demorado, com idas e vindas, porque a concorrência não costuma ficar parada, apenas assistindo aos nossos ataques: irá revidar, é claro. Mas é uma alternativa e precisa ser planejada com bastante cuidado.

Um modo de aumentar os clientes em nossa loja é também fazendo força para não perder clientes, geralmente em consequência de problemas de Qualidade em nossa operação. Zelar pela manutenção dos clientes atuais, não fazendo bobagem é, sem dúvidas, muito mais fácil do que buscar novos clientes. Às vezes, na ânsia de se buscar novos clientes, acaba-se esquecendo daqueles que já nos honram com sua preferência. Portanto, cuidado para não inventar atrações que privilegiem exatamente aquele consumidor que nunca lhe deu nada... Seu cliente tradicional pode perceber e sentir-se traído por sua volubilidade. Iniciativas com descontos especiais, condições especiais de pagamento, etc, quando orientadas apenas para novos clientes, discriminam os antigos e podem provocar estragos na fidelidade desta relação. Muita atenção, portanto, porque abrir uma nova frente de combate (buscar novos clientes) não pode ser feita à base do abandono daquilo que já conquistamos.



Um dos caminhos para não se perder clientes é manter sempre abertos os canais de comunicação dos clientes com a loja, de modo a permitir o fluxo de sugestões, críticas, solicitações e reclamações do modo mais livre possível. Isto ajuda a detectar pro-blemas, antes que eles possam se avolumar e fazer maiores estragos. Neste sentido, realizar pesquisas com os clientes, mesmo que sejam informais, através de pequenos contatos no dia-a-dia, é extremamente importante para se “sentir o pulso” da freguesia e detectar imperfeições em nossa operação.